Home Dúvidas Técnicas Ladrilho Hidraúlico - Características Técnicas.

Ladrilho Hidraúlico - Características Técnicas.

(adaptado de investigação na internet e com a ajuda do nosso trabalho diário)

Breve História.

Algo similar foi usando pelos Mouros e Bizantinos mas, foi com a descoberta do cimento, século XIX, que a técnica se consolidou e praticamente até hoje se mantém a mesma. Foi no século XX que a solução se destacou nomeadamente nas regiões mediterrânicas com o Movimento Moderno na Espanha e com a Art Nouveau em França.

 

Características Físicas.

É um produto artesanal.

É notório pequenas irregularidades nos desenhos e manchas nas cores o que resulta do seu processo de fabrico manual. São normais então, variações de cor na peça, entre as peças e a borda das mesmas poderá ter também irregularidades. É extremamente resistente ao desgaste - pode ser usado em calçadas públicas. No seu estado natural o ladrilho hidráulico é um produto poroso por isso, tem uma taxa de absorção alta a água, sujeita, óleos, etc... a sua impermeabilização é imprescindível.

 

Assentamento.

A peça não tem uma altura padrão, podemos ter como referência cerca de 17 mm podendo variar (para mais e para menos) 1 ou 2 mm portanto essa variação de altura deverá ser compensada na camada de argamassa aplicada.

É preciso ter atenção na aplicação da argamassa caso esta caia sobre a frente da peça a mesma deverá ser imediatamente lavada em caso de aplicação de pisos claros, deverá ser utilizada argamassa colante branca.

O assentamento comum do ladrilho hidráulico é com junta seca porém, como já abordado, é um ladrilho de bordas imperfeitas por isso, muitas vezes é preciso lixar o material para fazer as correcções. Pode-se então recorrer a uma junta de 1 a 2 mm para contornar essas "imperfeições" ter um resultado muito bom sem recorrer às correcções.

 

Impermeabilização.

Se a lage estiver directamente sobre o solo, o contra-piso deverá ser impermeabilizado caso contrário, a água poderá subir por capilaridade e reagir na superfície da peça com o impermeabilizante, causando manchas brancas. A impermeabilização do Ladrilho hidráulico deverá ser com duas demãos de Resina Acrílica à base de água BR0811 e posterior demão de cera acrílica. A aplicação da impermeabilização deverá ser feita com o piso totalmente seco, o não respeito pela secagem do material poderá acarretar o surgimento de manchas brancas já, mencionadas pela reacção impermeabilizante/água.

 

Manutenção.

Resina Acrilica - intervalos de 1 a 3 anos

Cera Acrílica - mensalmente

Cera Comum - semanalmente

 

Nossos Fornecedores:

Dalle Piagge

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Novidades !!!

Clique! Gosto!


By PLAVEB

Publicidade


Publicidade